Alessandro Mendes –TE5 – EF8 - Eletiva -SEMANA DE 07 a 11/12 de 2020

 

EE PROFA ZENAIDE LOPES DE OLIVEIRA GODOY

ROTEIRO DE ATIVIDADES DOCENTES

SEMANA DE 07 a 11 DE DEZEMBRO 2020


PROFESSOR (A): Alessandro Mendes Machado

COMPONENTE CURRICULAR: Na escola, arte também faz parte!

TURMAS: TE2 – EF67 / TE5 - EF8

HABILIDADES A SEREM TRATADAS: Desenvolver a percepção visual para a aparência física, estrutura dos desenhos feitos através de referências.

NÚMERO DE AULAS DESTE ROTEIRO: 5 aulas

OBJETIVOS DA AULA:

Aprenda desenhar brincando com ângulos 


ATIVIDADES – DESCRIÇÃO: Aprenda desenhar brincando com ângulos.


1. Brincando com Ângulos


Como desenhar um rosto


Cabeça Humana

 

 Como desenhar cabeça humana

Eu pratico e estudo por muitos anos a melhor técnica de se desenhar uma cabeça e seu diversos movimento de uma forma clara e concisa. 

Desenho de cabeça começa com a introdução de um método aparentemente simples para a construção da cabeça, para garantir que todos os recursos estejam colocados corretamente.



Para desenhar a cabeça de qualquer ângulo, você deve primeiro entender sua estrutura básica.

Olhar todos os detalhes e visualizar as formas subjacentes, ou seja, que não percebemos a primeira vista.

Esta capacidade de simplificar pode ser aplicada às características do rosto, como:

Boca e sobre lábios;

Nariz e orelhas;

Olhos e sobrancelhas;

Cabelos e testas

Mas ao iniciar o desenho é quando você deverá olhar ainda mais. Ignore os recursos e simplifique a forma mais básica da cabeça. Veja os modelos abaixo:



 Primeiro você começa com uma esfera de base. A cruz é então colocada em algum lugar sobre a superfície da esfera e este define as duas âncoras mais importantes para as características: a linha central e a linha da testa.

 A maioria dos métodos similares de construção de uma cabeça que eu já vi, define a linha dos olhos em primeiro lugar; mas é a partir da linha da testa na bola é que ajuda a obter as principais características corretamente proporcionadas.

 Agora observe com atenção, as figuras abaixo:




  Os lados da cabeça são planos, por isso, pode cortar um pedaço de ambos os lados da bola.


De perfil, este plano será um círculo perfeito, mas quando o desenho está em qualquer outro ângulo, ele parece ser um oval por causa da perspectiva. 

Divida este oval para quadrantes. A linha vertical representa o início da mandíbula. A linha horizontal representa a linha da testa. A parte superior e inferior do oval ajudará a encontrar a linha do cabelo e na parte inferior do nariz.

Construção de qualquer Ângulo 

O primeiro passo é você determinar o ângulo da bola.

A inclinação da cabeça é estabelecida no início do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:


A inclinação para cima e para baixo é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais em forma oval, além de inclinar para cima e para baixo, os terços (que são aquelas linhas que representam o início do cabelo, a base do nariz e a base do queixo) serão encurtados por causa da perspectiva.

Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços, a distância entre a linha da testa e couro cabeludo deve ser a mesma entre a linha da testa e a parte inferior do nariz e entre a parte inferior do nariz e a linha do queixo. Entendeu?


Agora, como seu exercício, você deve esboçar muitas bolas e fazer várias cruzes em diversas posições dando ideia a movimento da cabeça, como pra cima, pro baixo, para o lado esquerdo e direito. Em seguida siga os exemplos citados acima, formando a mandíbula, para dar forma a uma cabeça.

Proporção do Face

A face é dividida em 4 partes iguais a partir do topo da cabeça. A partir dessa medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto.

A distância de olho para o outro é a medida do mesmo olho e o tamanho da orelha é o mesmo do nariz.

Como desenhar olhos

Para desenhar olhos é necessário muita prática e observação, já que há diferentes tipos de olhos e traços diferentes, tudo vai depender do contexto, principalmente se você pretende desenhar retratos realistas.

Os olhos são formados pelo globo ocultar, a íris, a pupila, pálpebras e cílios que não podem ser esquecidos. 

 
Há várias maneiras de desenhar olhos humanos, o exemplo a seguir é uma das maneiras que costumo fazer e que acho mais simples. Espero que vocês não tenham dificuldades em desenhá-los também.

Mas antes quero comentar sobre alguns erros comuns:

Evite desenhar formas totalmente ovais ou quadradas, a forma mais aconselhável é uma mistura das duas coisas;
Não deixe a íris (parte colorida do olho) totalmente aparente, ou seja, formar um círculo completo. Se vocês começarem a observar mais olhos em fotos ou até mesmo os seus pelo espelho, verá que a pálpebra cobre uma parte dela, deixando um pouco mais da metade amostra.

O esboço é como um desenho simples que qualquer pessoa sem a prática será capaz de fazê-lo. A diferença está em dar efeitos se sombreamento, os quais darão forma e volume aos olhos, tornando-os realistas. Esses sombreamentos seriam os dutos lacrimais (o "canto" do olho), próximo ao nariz; fazer a linha próxima dos cílios inferiores para dar a espessura da pele, os próprios cílios de uma forma irregular, ou seja, não igual em todo o olho.

Uma dica bem legal, é deixar uma parte sem desenhar do olho na parte de baixo. Quanto a íris, é importante e fundamental que você sempre deixe um espaço branco, nada muito grande e nem exagerado, (para não ficar como olhos de desenhos mangá) e deixar a parte superior da pálpebra, mais escuro.




Seja paciente quando iniciar sombreamento nos olhos e prefira usar lápis com grafites moles como 6B, 7B e 8B.


Dependendo do lápis e papel que você usar, o seu desenho apresentará efeitos de textura diferentes. Esses desenhos, por exemplo, foram usados para esboço HB, B, 2B e como acabamento e promovendo mais volume eu usei o lápis 7B na parte superior da íris, pupila e cílios.


Demonstrando como desenhar olho:


Olhos de perfil



Exemplos de olhos para expressão

 A expressão é passada mais pelo olho, sobrancelhas e boca, por isso não vou nomear as expressões, pois esses olhos podem ser usados para mais de uma expressão.

 Agora, use os exemplos para aprender a dar forma, volume e expressão nos olhos. 


Dica para desenhar um olho igual ao outro








COMO DESENHAR NARIZ


Para desenhar o nariz deve-se fazer como base uma estrutura bem simples... o triângulo, ou pirâmide com três faces, desse modo fica mais fácil desenhar e criar volume e características anatômicas.
 
O nariz tem início na linha dos olhos até a linha do final das orelhas, ou seja, todo nariz tem o mesmo tamanha da orelha.
 
Os traços nos desenhos de nariz feminino, são mais suaves e retos, nos narizes do rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.


Quanto mais detalhes de sombreamento você acrescentar em seu desenho, mas realista ele pode ficar, mas lembre-se, os primeiros rabiscos serão suaves, dê volume nos seus desenhos apertando o tom do seu grafite cuidadosamente, para que não estrague o papel e nem dê um aspecto sujo no seu trabalho.

COMO DESENHAR BOCA


Olhos e bocas são os principais elementos que define toda a expressão do rosto.

  


 Inicie o desenho uma linha base Inter labiais (horizontal) e outra vertical bem centralizada na boca, formando uma cruz, essas linhas já devem ser traçadas no espaço onde a boca deve ficar dentro das proporções das linhas do rosto. Em seguida pode traçar as bordas superiores e inferiores da boca, não precisa fazer outras linhas, pois o volume da boca será feito com efeitos de luz e sombra.

  



Boca e olhos são fundamentais para dar realismo no desenho de retratos, então paciência, com muita pratica em luz e sombra, deixarão seu desenho cada vez mais realista.

  O desenho da boca só depende da forma curva da mesma. Quanto a boca feminina deve-se enfatizar na coloração e volume, dando um efeito de maquiagem.

  


 Quando desenhar uma boca sorrindo, tenha cuidado para não acentuar os detalhes dos dentes, dependendo do realismo que você quer proporcionar em seus desenhos, os dentes podem ou não serem sombreados com pouco ou muita intensidade.

 Esboço de boca sorrindo

 


 Efeitos de luz e sombra nos dentes, as linhas que antes separavam os dentes tornaram-se sombreamento, promovendo mais realismo no desenho.


Como desenhar orelha
 

 
Com domínio da luz e sombra e usando a técnica do esfumado, os desenhos serão mais realistas.
  
Desenhar orelha não é tão difícil quando parece. Alguns artistas não gostam de desenhá-las, escondendo-as com os cabelos.
Tudo vai depender da sua observação. Preste atenção nas curvas da orelha e em suas características: orelhas pontudas, redondas, fechadas, abertas, juntas a cabeça, separadas e muito separadas (conhecidas como orelha de abano.

FERRAMENTAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES: folha, lápis e borracha.


INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU ENTREGA DE ATIVIDADES:

E – mail ou WhatsApp

ORIENTAÇÕES E DEVOLUTIVAS PARA OS ESTUDANTES: 

e-mail:  ney.gasparzinho@hotmail.com ou WhatsApp (11) 99281 - 3458
Com postagem por fotos
Podem enviar as atividades por e-mail ou WhatsApp

Comentários