Alessandro Mendes –TE5 – EF8 - Eletiva -SEMANA DE 16 a 20 de NOVEMBRO de 2020

 


EE PROFA ZENAIDE LOPES DE OLIVEIRA GODOY

ROTEIRO DE ATIVIDADES DOCENTES

SEMANA DE 16 a 20 DE NOVEMBRO DE 2020


PROFESSOR (A): Alessandro Mendes Machado

COMPONENTE CURRICULAR: Na escola, arte também faz parte!

TURMAS: TE2 – EF67 / TE5 - EF8

HABILIDADES A SEREM TRATADAS: Desenvolver a percepção visual para a aparência física, estrutura dos desenhos feitos através de referências.

NÚMERO DE AULAS DESTE ROTEIRO: 5 aulas

OBJETIVOS DA AULA:

Aprenda desenhar brincando com ângulos 


ATIVIDADES – DESCRIÇÃO: Aprenda desenhar brincando com ângulos.


1. Brincando com Ângulos


Como desenhar um rosto


Cabeça Humana

 

 Como desenhar cabeça humana

Eu pratico e estudo por muitos anos a melhor técnica de se desenhar uma cabeça e seu diversos movimento de uma forma clara e concisa. 

Desenho de cabeça começa com a introdução de um método aparentemente simples para a construção da cabeça, para garantir que todos os recursos estejam colocados corretamente.



Para desenhar a cabeça de qualquer ângulo, você deve primeiro entender sua estrutura básica.

Olhar todos os detalhes e visualizar as formas subjacentes, ou seja, que não percebemos a primeira vista.

Esta capacidade de simplificar pode ser aplicada às características do rosto, como:

Boca e sobre lábios;

Nariz e orelhas;

Olhos e sobrancelhas;

Cabelos e testas

Mas ao iniciar o desenho é quando você deverá olhar ainda mais. Ignore os recursos e simplifique a forma mais básica da cabeça. Veja os modelos abaixo:



 Primeiro você começa com uma esfera de base. A cruz é então colocada em algum lugar sobre a superfície da esfera e este define as duas âncoras mais importantes para as características: a linha central e a linha da testa.

 A maioria dos métodos similares de construção de uma cabeça que eu já vi, define a linha dos olhos em primeiro lugar; mas é a partir da linha da testa na bola é que ajuda a obter as principais características corretamente proporcionadas.

 Agora observe com atenção, as figuras abaixo:




  Os lados da cabeça são planos, por isso, pode cortar um pedaço de ambos os lados da bola.


De perfil, este plano será um círculo perfeito, mas quando o desenho está em qualquer outro ângulo, ele parece ser um oval por causa da perspectiva. 

Divida este oval para quadrantes. A linha vertical representa o início da mandíbula. A linha horizontal representa a linha da testa. A parte superior e inferior do oval ajudará a encontrar a linha do cabelo e na parte inferior do nariz.

Construção de qualquer Ângulo 

O primeiro passo é você determinar o ângulo da bola.

A inclinação da cabeça é estabelecida no início do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:


A inclinação para cima e para baixo é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais em forma oval, além de inclinar para cima e para baixo, os terços (que são aquelas linhas que representam o início do cabelo, a base do nariz e a base do queixo) serão encurtados por causa da perspectiva.

Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços, a distância entre a linha da testa e couro cabeludo deve ser a mesma entre a linha da testa e a parte inferior do nariz e entre a parte inferior do nariz e a linha do queixo. Entendeu?


Agora, como seu exercício, você deve esboçar muitas bolas e fazer várias cruzes em diversas posições dando ideia a movimento da cabeça, como pra cima, pro baixo, para o lado esquerdo e direito. Em seguida siga os exemplos citados acima, formando a mandíbula, para dar forma a uma cabeça.

Proporção do Face

A face é dividida em 4 partes iguais a partir do topo da cabeça. A partir dessa medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto.

A distância de olho para o outro é a medida do mesmo olho e o tamanho da orelha é o mesmo do nariz.

Como desenhar olhos

Para desenhar olhos é necessário muita prática e observação, já que há diferentes tipos de olhos e traços diferentes, tudo vai depender do contexto, principalmente se você pretende desenhar retratos realistas.

Os olhos são formados pelo globo ocultar, a íris, a pupila, pálpebras e cílios que não podem ser esquecidos. 

 
Há várias maneiras de desenhar olhos humanos, o exemplo a seguir é uma das maneiras que costumo fazer e que acho mais simples. Espero que vocês não tenham dificuldades em desenhá-los também.

Mas antes quero comentar sobre alguns erros comuns:

Evite desenhar formas totalmente ovais ou quadradas, a forma mais aconselhável é uma mistura das duas coisas;
Não deixe a íris (parte colorida do olho) totalmente aparente, ou seja, formar um círculo completo. Se vocês começarem a observar mais olhos em fotos ou até mesmo os seus pelo espelho, verá que a pálpebra cobre uma parte dela, deixando um pouco mais da metade amostra.

O esboço é como um desenho simples que qualquer pessoa sem a prática será capaz de fazê-lo. A diferença está em dar efeitos se sombreamento, os quais darão forma e volume aos olhos, tornando-os realistas. Esses sombreamentos seriam os dutos lacrimais (o "canto" do olho), próximo ao nariz; fazer a linha próxima dos cílios inferiores para dar a espessura da pele, os próprios cílios de uma forma irregular, ou seja, não igual em todo o olho.

Uma dica bem legal, é deixar uma parte sem desenhar do olho na parte de baixo. Quanto a íris, é importante e fundamental que você sempre deixe um espaço branco, nada muito grande e nem exagerado, (para não ficar como olhos de desenhos mangá) e deixar a parte superior da pálpebra, mais escuro.




Seja paciente quando iniciar sombreamento nos olhos e prefira usar lápis com grafites moles como 6B, 7B e 8B.


Dependendo do lápis e papel que você usar, o seu desenho apresentará efeitos de textura diferentes. Esses desenhos, por exemplo, foram usados para esboço HB, B, 2B e como acabamento e promovendo mais volume eu usei o lápis 7B na parte superior da íris, pupila e cílios.


Demonstrando como desenhar olho:


Olhos de perfil



Exemplos de olhos para expressão

 A expressão é passada mais pelo olho, sobrancelhas e boca, por isso não vou nomear as expressões, pois esses olhos podem ser usados para mais de uma expressão.

 Agora, use os exemplos para aprender a dar forma, volume e expressão nos olhos. 

Dica para desenhar um olho igual ao outro







COMO DESENHAR NARIZ


Para desenhar o nariz deve-se fazer como base uma estrutura bem simples... o triângulo, ou pirâmide com três faces, desse modo fica mais fácil desenhar e criar volume e características anatômicas.
 
O nariz tem início na linha dos olhos até a linha do final das orelhas, ou seja, todo nariz tem o mesmo tamanha da orelha.
 
Os traços nos desenhos de nariz feminino, são mais suaves e retos, nos narizes do rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.


Quanto mais detalhes de sombreamento você acrescentar em seu desenho, mas realista ele pode ficar, mas lembre-se, os primeiros rabiscos serão suaves, dê volume nos seus desenhos apertando o tom do seu grafite cuidadosamente, para que não estrague o papel e nem dê um aspecto sujo no seu trabalho.


FERRAMENTAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES: folha, lápis e borracha.


INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU ENTREGA DE ATIVIDADES:

E – mail ou WhatsApp

ORIENTAÇÕES E DEVOLUTIVAS PARA OS ESTUDANTES: 

e-mail:  ney.gasparzinho@hotmail.com ou WhatsApp (11) 99281 - 3458
Com postagem por fotos
Podem enviar as atividades por e-mail ou WhatsApp

Comentários